O bordado de Viana teve a sua origem nos antigos trajes das camponesas da região.

Bordado Viana do Castelo. Fonte: http://artesaosddinis.blogspot.pt

Originalmente elaborado em linho e bordado com fio de tecido do mesmo tipo, os motivos espelharam sempre uma inspiração campestre e um cariz profundamente romântico.

Com o fio de algodão, passou a ser possível imprimir alguma riqueza cromática, conjugando-se por vezes um fio de bordado branco sobre tecido vermelho. E foi com a vulgarização do fio de algodão, que finalmente folhas, flores e corações passaram a usar uma paleta tricolor de branco, azul e vermelho.

Os desenhos, de uma simplicidade que enternece, contrapõem -se à riqueza dos pontos utilizados. Pontos abertos, pé-de-flor, crivo, cordão, rede, engradeado e muitos, muitos outros que nascem das mãos das bordadeiras vianenses.

O resultado são verdadeira obras de arte que ornamentam hoje os nosso lares sobre a forma de toalhas de mesa, sobre as nossas mesas… Nos trajes, o bordado de Viana é hoje aplicado em situações excepcionais. É o caso dos trajes festivos locais ou trabalhos de excepção feitos para a alta costura.

Como exemplo deste último destacamos o estilista português Nuno Gama que recorreu a Isilda Parente, uma das mais conceituadas artesãs deste tipo de bordados, para apresentar um trabalho verdadeiramente único…