O Artesanato Local
Embora Barcelos seja conotada com a Olaria pela importância que esta desempenhou na economia local e particularmente pelo Galo de Barcelos, o artesanato do concelho vai muito para além desta área. A tecelagem e os bordados, nomeadamente os Bordados de Crivo da Carreira, os trabalhos em madeiras e ferro marcam a produção artesanal da região.
Criado por gente simples com parcos recursos, a não ser a extraordinária criatividade, o artesanato local exprime a cultura e identidade local. É uma forma de arte popular que atingiu a sua expressão mais visível no Figurado através de nomes sonantes como Júlia Ramalho e atraiu cada vez mais artesãos.
As temáticas trabalhadas no Figurado assentam essencialmente em duas abordagens:
- A religião, tendo estas como figuras principais os Cristos, os Diabos e os Santos;
- O quotidiano, em que são reproduzidas situações de festividade, profissões, pessoas e animais, entre os quais está o Galo de Barcelos.
JÚLIA CÔTA – UM FANTÁSTICO MUNDO DE COR
Júlia Côta nasceu no seio de uma família artistas. Filha da reconhecida Rosa Côta e neta de Domingos Côto, cedo se iniciou na arte da argila ao ajudar a sua mãe.
Foi com ela que aprendeu as técnicas da produção do figurado. Quanto à inspiração, essa nasceu certamente com ela e transborda das suas mãos para o barro criando uma imensidade de figuras do fantástico. É um mundo fantástico pleno de vivacidade.
São animais e pessoas em actividades quotidianas, deuses e diabos, bonecas onde o burlesco se materializa de forma inigualável… Olhos esbugalhados, sobrancelhas salientes, com vestes particularmente garridas e ornamentadas com grandes brincos e colares e barrigudas. São estas, e particularmente as bonecas grandes, que mais marcam a sua obra.
A obra de Júlia Cõta é uma explosão de cor e paixão que se alia à simplicidade desta Senhora do Figurado. Um verdadeira Senhora, que apesar de ser hoje um dos mais conceituados nomes do Figurado, mantém uma imensa humildade. Aquela com que nos atende e agradece a atenção quando nos propomos divulgar a sua obra.
Agora é a vez de nós agradecermos:
Muito obrigada Júlia pelo que tem feito pela arte e particularmente pelo artesanato português.
Para saber mais ou contactar com a artesã, vá a www.juliacota.com