O peixe e o marisco são excelentes como não podia deixar de ser, mas a gastronomia do Arquipélago da Madeira está repleta de sabores únicos que a tornam inesquecível.
LAPAS GRELHADAS
Fazem parte da lista obrigatória. Confecionadas com manteiga, alho e limão, este molusco faz as delícias de qualquer um. Peça-o como entrada ou então como petisco e acompanhe-o comum bom vinho branco ou verde.
BOLO DO CACO
Ao contrário do que se possa pensar não é um doce. Embora tenha um gosto ligeiramente adocicado está mais próximo do pão que de um bolo, devendo-se o seu nome à sua cozedura feita desde as origens num recipiente de cerâmica.
ESPETADA DE CARNE DE VACA
Esta espetada, feita e servida em espeto de pau-de louro, tem um sabor único que se deve especialmente à qualidade excepcional da carne regional. Feita com carne do lombo, é temperada com sal, alho e louro e acompanhada com o tradicional Milho Frito e Bolo do Caco barrado com manteiga de alho.
BOLO DE MEL Confecionado com especiarias, frutos secos e mel de cana-de-açúcar, este bolo é o verdadeiro “ex-libris” da doçaria de Natal.
Tradicionalmente, o bolo é feito no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, para integrar a ementa de Natal. Este bolo conserva-se durante um ano e é comum consumirem-se as últimas unidades do ano anterior na altura em que se fazem os do corrente ano.