Esta receita é uma especialidade dos concelhos de Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.
INGREDIENTES:
- Um leitão limpo com cerca de 8Kg
- 2 Cabeças de alhos
- Um punhado de sal (± 3 colheres de sopa)
- 1 Colher de sopa de pimenta branca
- Salsa
- 50 g de toucinho
- 50 a 100 g de «unto» / manteiga de porco
- 2 Folhas de louro
PREPARAÇÃO:
Os alhos são descascados e colocados num recipiente próprio para o efeito, que antigamente era um almofariz de madeira, juntamente com os restantes ingredientes. Amassa-se tudo dentro do recipiente, podendo tal operação ser feita com varinha mágica, até que todos os ingredientes fiquem bem triturados e misturados, fazendo uma pasta.
Depois do leitão estar limpo e escorrido é enfiado numa vara, que actualmente é de aço inox mas que nos primórdios desta actividade era de eucalipto devidamente descascado e seco, e amarrado pelas patas traseiras com um arame fino.
De seguida o leitão é muito bem barrado, tanto por fora como por dentro, com a mistura anteriormente feita, introduzindo-se o restante tempero na barriga e em todas as partes vazias. Dão-se umas picadas com a agulha de o coser, nas coxas e espáduas, introduzindo um pouco de tempero nessas picadas.
Após a colocação dos temperos, cosem-se os rasgos da barriga e do pescoço com uma «agulha de leitão» e um fio de linho ou algodão conhecido por fio carrete e pica-se totalmente a pele do leitão para não enfolar e ficar estaladiça e para que saia parte da sua gordura durante a assadura.
Fonte: Turismo do Centro de Portugal