Castelejo, Costa Vicentina_By Jovobor

No litoral, a costa é vasta e a paisagem é tão variada quanto espetacular. O recorte é marcado por grandes falésias e paisagens a perder de vista. De norte para sul encontram-se praias para todos os gostos. Umas com grandes areais dourados e águas relativamente calmas, outras mais pequenas de acessos mais difíceis e mar mais ou menos agitado.

Os campos enchem-se de flores na Primavera, convidando-nos ao passeio para um maior desfrute da natureza. A vastidão das planícies agora pintalgadas de cores é uma experiência perfeita para complementar a praia.

E há ainda os montes, esses recantos paradisíacos onde a natureza se funde com a tradição local criando um ambiente único. Aqui há cantos e recantos sem fim, para descobrir…

Porto Covo_January_By Alvesgaspar

As vilas e aldeias, com os seus largos e casas tradicionais têm um charme especial. Vale a pena visitá-las e percorrê-las a pé. As gentes são afáveis e sempre prontas para nos darem indicações do que ver, onde ir e com quem falar… Aqui sabe-se receber. É uma das muitas artes do Alentejo.

Para os amantes da história, esta é uma região rica em vestígios do passado. Como qualquer região costeira, a sua defesa era determinante para os povoados locais e sua função comercial. Partindo do Norte, encontramos castelos em Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.

Junto a Santiago do Cacém, pode visitar as ruínas romanas de Miróbriga. Um pouco mais abaixo, na Ilha do Pessegueiro e em Vila Nova de Mil Fontes, há fortes Filipinos que foram construídos no séc XVII para defesa dos piratas.