Faro foi desde os seus primórdios um importante porto e entreposto comercial. Durante a colonização fenícia, já ali se transacionava pescado, produtos agrícolas entre outros.
Situada na foz do estuário, foi alvo da ocupação de vários povos que lhe reconheceram a posição estratégica e que ali se instalaram. Romanos e mouros moldaram a vida e cultura da região que foi prosperando até ao séc. XVI.
Reconhecendo este desenvolvimento, D. João III elevou Faro a cidade e em 1577 passou a ser sede do bispado do Algarve. É então que em 1596 Faro sofre o primeiro grande embate da sua história. As tropas inglesas lideradas pelo Conde de Essex saqueiam e incendeiam a cidade causando avultados danos.
Faro reage e durante o séc. XVII e parte do XVIII renasce das cinzas. Dá-se início a um novo período de prosperidade que será interrompido em 1 de Novembro de 1755, com o Grande Terramoto. Mais uma vez a cidade é destruída mas também como a Fénix, renasce e recupera.
Conhecer Faro requer andar pelas ruas, olhar com atenção os edifícios que nos contam a história da cidade e falar com as pessoas que fazem parte da comunidade local.
As lojas de comércio onde se vende o artesanato e produtos locais aliam-se aos inúmeros bares e restaurantes para garantir uma estadia agradável… A gastronomia local é uma experiência a não perder. Os menus resultam da fusão dos sabores do mar com os aromas do campo, moldados segundo tradições seculares que resultam em pratos únicos. Das Ovas de Choco ao Bife de Atum sem esquecer o Arroz de Lingueirão, a gastronomia local tem uma infinidade de deliciosas opções à sua espera.
E o encanto de Faro continua pela sua costa onde encontramos verdadeiros tesouros naturais: praias, Ria e Ilhas.
Os amantes do Golf, encontram aqui um paraíso que se estende por todo o Algarve.
Numerosos e fabulosos campos atraem milhares de fãs à região que garante excelentes infraestruturas e um clima ímpar.
Os apaixonados pelas aves, encontram aqui uma das mais relevantes regiões para a sua prática .
Ao longo do ano, podem observar-se no Algarve cerca de 300 variedade de espécies, sendo a Ria Formosa e as Lagoas costeiras de Loulé, dois dos principais locais de birdwatching.