A história conta-nos que Ponta Delgada foi originalmente um pequeno aglomerado de casas de pescadores, que se desenvolveu quando a capital de então, Vila Franca do Campo, foi destruída pelo grande terramoto de 1522.

Com uma história de mais de cinco séculos, Ponta Delgada é hoje uma cidade cosmopolita onde a atenção pela cultura e lazer se expressa através de várias infraestruturas. Casinos, cinemas e anfiteatros, juntam-se às Portas do Mar, infraestrutura que além de dotar a cidade de uma moderna marina, a inscreveu na rota dos cruzeiros turísticos.

No centro da cidade, as construções tradicionais são caiadas e por vezes combinadas com o basalto escuro. Pelas ruas calcetadas da cidade encontramos igrejas e conventos seculares, cantos e recantos que nos apaixonam…

Igreja da Achada

Por toda a ilha, as paisagens são de cortar a respiração. A vegetação das florestas é verdadeiramente luxuriante e surpreendem-nos amiúde com magníficas quedas de água ou pequenas lagoas e nascentes de águas quentes e enxofradas.

Em redor das estradas os limites são feitos de hortênsias que nos vão surpreendendo com as mais vivas e diversas cores. Ali ao lado, pastos extensos e verdejantes, mostram-nos as manadas de vacas cuja carne e leite deliciam quem os prova…

Mas a viagem continua e não ficará completa sem uma visita às inesquecíveis lagoas, as famosas lagoas das Sete Cidades e do Fogo. É uma impressão que se quer muda, porque se sente e se entranha deixando uma marca eterna na nossa memória.

Não há palavras… É emoção pura.

Lagoa das Furnas