Contrariamente à Madeira, esta é uma ilha plana com rara vegetação. Aqui tudo gira em redor da imensa praia dourada com 9 km de areia fina e águas tépidas. É o sítio ideal para quem procura ambientes calmos e para quem gosta de olhar o mar na sua imensidão…
O nome “Porto Santo” deve-se segundo rezam as lendas, ao facto de ter servido de refúgio a navegadores que tentavam escapar a uma forte tempestade. Porto Santo constitui um marco na história de Portugal por ser o primeiro descobrimento português realizado no séc. XV. Aqui chegaram Zarco e Tristão Vaz Teixeira em 1418 e aqui se iniciou a grande epopeia dos Descobrimentos portugueses. Entre os nomes que por aqui passaram está também Cristóvão Colombo, o navegador genovês que aqui viveu depois de casar com uma das filhas de Bartolomeu Perestrelo, primeiro Capitão Donatário da ilha.
Terá ainda sido aqui, numa casa situada no centro da Vila Baleira que é hoje a Casa Museu Cristóvão Colombo, que o navegador terá preparado a viagem de Descoberta da América.