Contrariamente à Madeira, esta é uma ilha plana com rara vegetação. Aqui tudo gira em redor da imensa praia dourada com 9 km de areia fina e águas tépidas. É o sítio ideal para quem procura ambientes calmos e para quem gosta de olhar o mar na sua imensidão…

Porto Santo
Imagem gentilmente cedida pelo Turismo da Madeira

O nome “Porto Santo” deve-se segundo rezam as lendas, ao facto de ter servido de refúgio a navegadores que tentavam escapar a uma forte tempestade. Porto Santo constitui um marco na história de Portugal por ser o primeiro descobrimento português realizado no séc. XV. Aqui chegaram Zarco e Tristão Vaz Teixeira em 1418 e aqui se iniciou a grande epopeia dos Descobrimentos portugueses. Entre os nomes que por aqui passaram está também Cristóvão Colombo, o navegador genovês que aqui viveu depois de casar com uma das filhas de Bartolomeu Perestrelo, primeiro Capitão Donatário da ilha.

Festival Colombo – Imagem gentilmente cedida pelo Turismo Madeira

Terá ainda sido aqui, numa casa situada no centro da Vila Baleira que é hoje a Casa Museu Cristóvão Colombo, que o navegador terá preparado a viagem de Descoberta da América.