Sines fica a meio caminho entre Setúbal e Odeceixe.

Sines_By Georges Jansoone

Para norte, ficaram as vastas praias de areal contínuo. Para sul, mil e uma praias divididas por altas falésias de onde o horizonte nos premeia com magníficos pores do sol.

Casas de Sines_By Claus Bunks aka Afrobrasil

O centro histórico de Sines abrange grande parte da cidade que do alto da falésia se debruça sobre a baía. Do Castelo ao Forte do Revelim, há muito para ver e sentir:

  • as ruas em redor dos velhos eixos medievais- ruas Cândido dos Reis e Teófilo Braga;
  • o largo dos Penedos, local de onde os pescadores costumam “avaliar” o mar;
  • a rua Vasco da Gama.

A baía, facilitadora das trocas comerciais via marítima, atraiu sucessivas comunidades que aqui se foram fixando. Dos cartagineses aos romanos e muçulmanos, todos foram atraídos pela situação privilegiada que acabaria por marcar o papel de Sines, até ao presente: o principal porto da nossa costa atlântica.

Castelo de Sines_By Georges Jansoone

O Castelo, datado da época medieval, oferece uma espetacular vista sobre a baía. A Torre de Menagem integra hoje a Casa de Vasco da Gama, um centro onde é possível conhecer através de uma instalação multimédia, a vida e as viagens do navegador e dos Descobrimentos Portugueses. O porto de pesca é também um ponto obrigatório de visita. O colorido e animação no local recorda-nos o charme da vila piscatória que Sines foi no passado e as suas origens. Com fome? É tempo de provar a gastronomia local. Acredite que é imperdível, tal como a próxima paragem que lhe sugerimos: Porto Covo