Conta a lenda que o nome Viana do Castelo teve origem num grito de alegria de um cavaleiro apaixonado por uma bela princesa de nome Ana. Depois de longa espera e ao avistar a dita princesa na varanda do castelo, o cavaleiro não terá resistido a gritar bem alto “Vi Ana do Castelo”, repetindo a boa nova vezes sem conta.
Viana do Castelo foi fundada em 1258 junto à foz do rio Lima, local a partir do qual se desenvolveu e facto determinante para o seu carácter. Com um enquadramento majestoso que reúne mar, rio e serra, Viana do Castelo exibe paisagens deslumbrantes e uma excelente qualidade de vida.
O Centro Histórico e particularmente o Núcleo Medieval é composto por um conjunto de majestosos monumentos. Estilos diversos como o renascentista, manuelino, barroco e art déco marcam a paisagem e revelam a história e o passar dos séculos.
Ruas e ruelas onde o passado convive pacificamente com o estilo de vida urbano moderno, apelam aos quatro sentidos.
No centro, as vias pedonais sugerem passear sem pressas e apreciar o património monumental.
A Sé, originalmente construída no séc. XV e é marcadamente do gótico final.
No interior, atente-se aos diversos estilos como o gótico, manuelino, rococó e aos azulejos e pinturas maneiristas e barrocas. É um verdadeiro tesouro.
Ainda no centro histórico, visite o Museu do Traje onde poderá conhecer mais profundamente a história e a cultura deste povo que tão orgulhosamente exibe os seus trajes enriquecidos com imensos ornamentos de ouro, dos quais se destacam a filigrana e as contas de Viana.
Do outro lado, o monte de Santa Luzia onde o Santuário com o mesmo nome parece abençoar a cidade.
Daqui a vista é soberba. Avista-se a cidade, o estuário e o rio com a marina e do outro lado as praias. É um situação privilegiada que justifica o enorme desenvolvimento dos mais variados desportos náuticos na cidade.
Vá até lá e desfrute…