Viseu tem uma vasta história que remonta à época castreja. Historicamente ligada à imagem do grande guerreiro Viriato que somou vitórias sobre várias legiões romanas, Viseu constituiu uma importante encruzilhada que ligava pólos tão importantes como Mérida e a via Olissipo-Bracara (Lisboa-Braga). Vestígios desta época podem ainda hoje ser visitados por toda a região.

Especialmente conhecida por ser o centro da região de vinhos do Dão, Viseu é hoje uma cidade encantadora com um centro histórico que vale a pena visitar sem pressas.

A Sé Catedral, a Porta do Soar de Cima e a Igreja dos Terceiros de São Francisco em pleno Rossio, são alguns dos monumentos que não deve deixar de ver.

São Pedro de Vasco Fernandes, no Museu de Grão Vasco, Viseu

Outros pontos de paragem obrigatória prendem-se com a figura mais marcante da cidade, Vasco Fernandes conhecido como Grão Vasco, que foi um dos mais importantes artistas portugueses do séc. XVI. Viseu homenageou-o com um Museu, um hotel e ainda uma marca de vinhos. Encante-se com cada uma destas propostas e vai perceber como a homenagem faz sentido.

E a propósito de encantos, existe uma grande variedade de quintas e adegas que pode visitar para provar os vinhos da região.

Os tintos de cor rubi são encorpados, têm aroma e sabor delicados tornando-se particularmente suaves e aveludados quando envelhecem. Os brancos, mais leves e frescos e com cor amarela-citrina, apresentam um sabor frutado.