As Festas de Nossa Senhora d’Agonia ocorrem em Agosto e são uma marca da cidade.

Estas festas duram habitualmente três dias e tal como o seu nome indica têm na procissão da Nossa Senhora d’Agonia o seu ponto alto.

No primeiro dia, durante a Procissão Solene, a imagem da Senhora d’Agonia percorre várias ruas da cidades e reproduzem-se diversos quadros bíblicos.

Desfiles de bombos, zés-pereira, cabeçudos e gigantones mostram uma energia e agilidade surpreendente.

Romaria Nossa Senhora d'Agonia em Viana do Castelo- Trajes festivos locais
Romaria Nossa Senhora d’Agonia em Viana do Castelo- Por Rosino

No segundo dia, a etnografia local é revelada no Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje. Trajes de noiva, mordoma e lavradeira são exibidos pelas vienenses que ostentam magníficas peças de ourivesaria, de onde se destacam os brincos e inúmeros fios sobre o peito.

O terceiro dia é marcado pela Procissão dos Pescadores, também chamada Procissão ao Mar. Partindo do cais de pesca e após a “bênção ao mar”, inúmeras embarcações entre as quais a que transporta a imagem da Padroeira, dão início ao cortejo que sobe o rio Lima e passa junto à Ponte Eiffel e frente à zona ribeirinha da cidade, regressando depois ao cais. É então tempo de a imagem de Nossa Senhora d’Agonia regressar à Igreja pelas ruas do Bairro dos pescadores, previamente decoradas com flores e sal colorido.

As festividades são encerradas com fogo de artifício sobre o rio, apelando ao regresso no próximo ano.