Para os apaixonados pela cereja, em fins de Maio todos os caminhos vão dar a Resende!
Este ano, o XIII Festival da Cereja junta ao inigualável sabor da cereja, várias atracções que lhe vão proporcionar um fim-de-semana inesquecível.
Com um vasto historial que teve início em Maio de 2002, este Festival tem sido alvo de uma crescente atenção por parte das entidades locais e consequente afluência de visitantes. O sucesso marcou a iniciativa desde a sua primeira edição, quando toneladas de cerejas foram consumidas em pouco mais de uma manhã. Ao deleite dos sabores juntaram-se ainda cuspidores de fogos, manipuladores, malabaristas, tocadores de realejo e muitos outros artistas e músicos que animaram a festa. No final do dia, tudo indicava que um evento destes teria que ir muito mais além.
Nos anos seguintes o Festival foi sofrendo melhorias. Inicialmente alargou-se a mostra da oferta gastronómica local a outros produtos regionais, como os “doces” de cereja e as Cavacas de Resende. A estes foram-se juntando outros tipos de animação como desfiles temáticos centrados no seu ex-libris: a cereja de Resende.
Com tudo isto, passou a ser evidente que o Festival da Cereja devia ser alargado e a partir de 2005 o evento decorre anualmente no fim-de-semana seguinte ao 4.º Domingo de Maio. É uma iniciativa genuína recheada de atracções culturais e recreativas que pretende dar a conhecer aquele que é, sem dúvida, o produto natural mais conhecido e reputado do concelho.
Este ano, o Festival inicia-se a 31 de Maio e oferece um cartaz recheado de animação para além dos sabores que não se descrevem… Deixe-se tentar e vá até Resende.
Uma última nota. Se estiver no Porto e quiser ir de comboio, pode consultar os horários abaixo. Boa viagem!