Há uma autenticidade na cozinha de Trás-os-Montes que nos remete de imediato para a sua paisagem e as suas gentes. Variada e colorida, a cozinha transmontana é o espelho da identidade da região.

Assente nos ingredientes que a terra proporciona ao longo do ano e nas carnes das raças naturais da região – maronesa, mirandesa e bísara – ou da caça, a mesa é farta e apela à degustação.

Botelo_By Adrião

Para começar temos os queijos, o fumeiro e as azeitonas ou o próprio azeite. Depois, o difícil será escolher entre as suculentas carnes ou o sempre espetacular bacalhau com pão de centeio ou broa que aqui sabem como em nenhum outro lado. A acompanhar, um bom vinho do Planalto Mirandês…

E como não podemos escolher por si, aqui ficam algumas sugestões de pratos típicos a saborear tão lentamente quanto possível e de preferência com vista para a Natureza, aqui também ela rainha…

Pratos tradicionais:

Posta à Mirandesa, Bacalhau com Pão de Centeio, Butelo com Cascas, o Pisperno, a Feijoada à Transmontana, a Alheira de Mirandela com grelos,o Coelho à Caçador, o Javali no Pote, a Bola à Mirandesa,…

Quanto a doces, experimente o tradicional doce de castanhas ou a pastelaria com os Pitos de Santa Luzia e as Cristas de Galo, ambos originários do convento de Santa Clara, as Ganchas e ainda os Cavacórios que muitas vezes servem de taça para beber um pouco de Vinho do Porto.

Bom apetite!