Guimarães constitui um dos principais centros turísticos do Norte. A sua beleza e o seu papel crucial na nossa história, atribui-lhe uma simbologia ímpar.

Cidade de Guimarães

“Berço da Nação” é a sua designação habitual por ter sido escolhida como capital do Condado Portucalense e por aí ter nascido o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques.

É uma cidade magnífica onde cada esquina respira história. Uma verdadeira inspiração pictórica.

 Uma caminhada pelo Centro Histórico presenteia-nos com um riquíssimo património arquitectónico excepcionalmente bem preservado. O respeito pela autenticidade revela-se nos pequenos detalhes. As obras de reabilitação efectuadas, recorreram aos materiais e às técnicas tradicionais e tiveram ainda em conta o aspecto funcional, tantas vezes esquecido nos aglomerados urbanos.

O resultado é visível. Em Guimarães a “história” vive em perfeita harmonia com as exigências da vida contemporâneo e isso tem sido amplamente reconhecido pela comunidade nacional e internacional.

Em 2011, o Centro Histórico vimaranense foi classificado como Património Mundial pela Unesco. No mesmo ano, o New York Times aponta a cidade como um destino a visitar enquanto ponto cultural emergente da Península Ibérica e finalmente, Guimarães é nomeada Capital Europeia da Cultura em 2012.

Pelas ruas sente-se a animação típica de uma cidade moderna e a paixão pela cultura salta à vista de qualquer visitante. As instituições de Ensino Superior e a camada mais jovem impulsionaram uma nova forma de vida, sem contudo descurar a herança cultural que faz desta cidade um símbolo de Portugal.

PONTOS A VISITAR

Castelo de Guimarães:

Foi mandado construir no séc X para defender a população dos ataques dos muçulmanos.

Dominante sobre o Campo de São Mamede, o Castelo foi alvo de várias remodelações desde a sua concepção, entre as quais se destacam a construção da Torre de Menagem e a ampliação do perímetro defensivo. As últimas intervenções foram já feitas no séc XX e visaram a preservação do que em 1910 foi classificado como Monumento Nacional.

Teleférico da Penha:

Teleferico da Penha

É o único teleférico na região e proporciona uma experiência inesquecível. Sai do centro da cidade e para no Alto da Penha, onde os Miradouros nos brindam com fabulosas panorâmicas. Em redor, diferentes infraestruturas convidam ao lazer: restaurantes, bares, áreas de pic-nic etc.